este blog foi feito para o meu curso de graduação (sistemas para internet na fatec), com o intuito de divulgar tudo que nele me é ensinado.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

WikiLeaks e Julian Assange

WikiLeaks é uma organização sem fins lucrativos que libera documentos confidenciais de diversos governos, principalmente do exercito americano em suas operações no Iraque e no Afeganistão. É administrado por The Sunshine Press e sua primeira publicação oficial ocorreu em 2007.
ficou conhecido por publicar materiais confidenciais de governos e empresas. O maior destaque do site, que rendeu sua fama atual foi quando divulgou um vídeo de um ataque de helicóptero americano na ocupação do Iraque, na qual morreram 12 pessoas, entre elas 2 jornalistas da agencia de noticias Reuters. Outra repercussão do site foi a divulgação dos manuais para o tratamento de prisioneiros na prisão militar americana de Guantánamo.


Entre seus fundadores estão, jornalistas, matemáticos, tecnólogos de empresas e  dissidentes chineses.  O site foi montado em vários pacotes de programas, incluindo MediaWiki, Freenet, Tor e PGP, para garantir a confidencialidade das postagens de fontes anônimas. Ele é mantido por doações,de diversas empresas como:  Los Angeles Times e a National Newspaper Publishers Association.

Julian Paul Assange, é um de seus fundadores,  um jornalista, escritor e ciberativista australiano.
 Principal porta-voz do site WikiLeaks. Começou cedo em atividades de crimes digitais, foi declarado culpado por 24 acusações de hacking e foi liberado sob fiança por bom comportamento.

Por causa do site  WikiLeaks,  recebeu diversos prêmios. Amnesty International UK Media Awards de 2009 por divulgar os assassinatos extrajudiciais no Quênia. Index on Censorship do Economist de 2008. Sam Adams Award de 2010. E em 2010 foi votado como das 50 figuras mais influentes  pela New Statesman, ficando em 23º 

Em 2010, após vazar os documentos sobre as operações no Afeganistão, a justiça da Suécia expediu dois mandados de prisão contra Assange, um por estrupo e outro por agressão sexual.  Diversas teorias de conspiração surgiram envolvendo, autoridades suecas e os governos americanos, que processaram o site WikiLeaks por espionagem, ao mesmo tempo  as autoridades inglesas, que anunciou a decisão de extradição de Julian Assange para  a Suécia. Ele encontra-se atualmente na embaixada do Equador, em Londres, após pedir asilo em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário