Edward Snowden ex-analista de inteligência do serviço secreto dos EUA, ficou conhecido por divulgar vários programas de vigilâncias altamente confidenciais dos governos dos Estados Unidos e Reino Unido. Esses programas diziam monitorar pessoas suspeitas de participarem de grupos terroristas, porém diversas pessoas foram espionadas inclusive a presidente Dilma.
O Edward Snowden trabalhou na NSA e na CIA, e antes da divulgação dos documentos, trabalhava na Booz Allen Hamilton, e divulgou as informações atravéz dos jornais, The Guardian, The Washington Post e New York Times, Entre outras coisas os documentos divulgados por Snowden revelou os programas de vigilância que o governo dos Estados Unidos para monitorar os meios de comunicações.
Vale citar o programa que ficou conhecido como PRISM, que é mantido pela agencia de segurança nacional americana (NSA), que monitorava todos os meios de comunicação em tempo real, coletando dados de cidadãos americanos e de outros países, atrás de possíveis suspeitos de participarem de grupos terroristas. O PRISM surgiu após o ataque de 11 de setembro em 2001, no governo George W. Bush.
Entre outras coisas o PRISM recebeu a colaboração de grandes empresas da Internet, como o Facebook, Yahoo, Apple, Google e Microsoft. A NSA tinha acesso direto aos dados dessas empresas sem necessáriamente possuir ordem judicial.
Outro escandalo surgiu revelada pelas informações de Snowden foi à descoberta do monitoramento por parte dos agentes da NSA a grandes empresas multinacionais e de chefes de Estados.Atualmente Snowden está em asilo na Rússia, após acusações feitas pelo governo americano, que acusa o ex-analista de espionagem, por roubar e vazar os dados secretos do governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário