este blog foi feito para o meu curso de graduação (sistemas para internet na fatec), com o intuito de divulgar tudo que nele me é ensinado.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Behavioral Targeting

 Behavioral Targeting é uma estratégia que estuda o comportamento das pessoas. Surgiu nos Estados Unidos, onde profissionais de marketing estudavam o comportamento de um subgrupo e montavam estratégias de vendas.

Na internet, as empresas utilizam os rastros deixados pelas pessoas quando visitam os sites. Essas informações são salvas em bancos de dados e são analisadas para criar estratégicas especificas, de vendas ou anuncios.

Uma das estratégias utilizado por sites de vendas é destacar produtos que tenham mais o perfil do visitante. Se ele costuma acessar uma determinada informação, como por exemplo filmes de ficção cientifica , o site destacará produtos com essa temática, melhorando a experiencia do usuário e aumentando sua chance de venda.

Varias empresas tem ferramentas dedicadas nessa área de Behavioral Targeting. entre as brasileiras podemos citar a Navegg e BTBuckets. E entre os sites internacionais encontram-se a Simpli.fi, e LucidMedia.

WikiLeaks e Julian Assange

WikiLeaks é uma organização sem fins lucrativos que libera documentos confidenciais de diversos governos, principalmente do exercito americano em suas operações no Iraque e no Afeganistão. É administrado por The Sunshine Press e sua primeira publicação oficial ocorreu em 2007.
ficou conhecido por publicar materiais confidenciais de governos e empresas. O maior destaque do site, que rendeu sua fama atual foi quando divulgou um vídeo de um ataque de helicóptero americano na ocupação do Iraque, na qual morreram 12 pessoas, entre elas 2 jornalistas da agencia de noticias Reuters. Outra repercussão do site foi a divulgação dos manuais para o tratamento de prisioneiros na prisão militar americana de Guantánamo.


Entre seus fundadores estão, jornalistas, matemáticos, tecnólogos de empresas e  dissidentes chineses.  O site foi montado em vários pacotes de programas, incluindo MediaWiki, Freenet, Tor e PGP, para garantir a confidencialidade das postagens de fontes anônimas. Ele é mantido por doações,de diversas empresas como:  Los Angeles Times e a National Newspaper Publishers Association.

Julian Paul Assange, é um de seus fundadores,  um jornalista, escritor e ciberativista australiano.
 Principal porta-voz do site WikiLeaks. Começou cedo em atividades de crimes digitais, foi declarado culpado por 24 acusações de hacking e foi liberado sob fiança por bom comportamento.

Por causa do site  WikiLeaks,  recebeu diversos prêmios. Amnesty International UK Media Awards de 2009 por divulgar os assassinatos extrajudiciais no Quênia. Index on Censorship do Economist de 2008. Sam Adams Award de 2010. E em 2010 foi votado como das 50 figuras mais influentes  pela New Statesman, ficando em 23º 

Em 2010, após vazar os documentos sobre as operações no Afeganistão, a justiça da Suécia expediu dois mandados de prisão contra Assange, um por estrupo e outro por agressão sexual.  Diversas teorias de conspiração surgiram envolvendo, autoridades suecas e os governos americanos, que processaram o site WikiLeaks por espionagem, ao mesmo tempo  as autoridades inglesas, que anunciou a decisão de extradição de Julian Assange para  a Suécia. Ele encontra-se atualmente na embaixada do Equador, em Londres, após pedir asilo em 2012.

Edward Snowden

Edward Snowden ex-analista de inteligência do serviço secreto dos EUA, ficou conhecido por divulgar vários programas de vigilâncias altamente confidenciais dos governos dos Estados Unidos e Reino Unido. Esses programas  diziam monitorar pessoas suspeitas de participarem de grupos terroristas, porém diversas pessoas foram espionadas inclusive a presidente Dilma.

O Edward Snowden trabalhou na NSA e na CIA, e antes da divulgação dos documentos, trabalhava na Booz Allen Hamilton, e divulgou as informações atravéz dos jornais, The Guardian, The Washington Post e New York Times, Entre outras coisas os documentos divulgados por Snowden revelou os programas de vigilância que o governo dos Estados Unidos para monitorar os meios de comunicações. 

Vale citar o programa que  ficou conhecido como PRISM, que é mantido pela agencia de segurança nacional americana (NSA), que monitorava todos os meios de comunicação em tempo real, coletando dados de cidadãos americanos e de outros países, atrás de possíveis suspeitos de participarem de grupos terroristas. O PRISM surgiu após o ataque de 11 de setembro em 2001, no governo George W. Bush.

Entre outras coisas o PRISM recebeu a colaboração de grandes empresas da Internet, como o Facebook, Yahoo, Apple, Google e Microsoft. A NSA tinha acesso direto aos dados dessas empresas sem necessáriamente  possuir ordem judicial.

Outro escandalo surgiu revelada pelas informações de Snowden foi à descoberta do monitoramento por parte dos agentes da NSA a grandes empresas multinacionais e de chefes de Estados.Atualmente Snowden está em  asilo na Rússia, após acusações feitas pelo governo americano, que acusa o ex-analista de espionagem, por roubar e vazar os dados secretos do governo.

Engenharia Social



Engenharia Social é a técnica usada por criminosos para se apropriar de  informações sigilosas de pessoas e empresas. Mestres na persuasão, eles convencem pessoas e assim cometer seus crimes.

Técnicas de engenharia social podem ser implementadas,  não necessariamente por meios tecnológicos. Um criminoso pode se passar por um funcionário  de uma empresa de proteção de  dados, criar uma identidade falsa para persuadir as vítimas. Outra técnica e vasculhar lixos onde pode conter possíveis informações.

Na web são utilizados sites fakes, redes sociais, e-mails suspeitos entre outros. Os criminosos ficam acompanhando os assuntos do momento, e através de mensagens com links suspeitos, tentam atrair as pessoas para serem redirecionados a sites maliciosos.

A prevenção se dá por meio de políticas de segurança, conscientização de funcionários sobre os perigos e treinamentos constantes.