este blog foi feito para o meu curso de graduação (sistemas para internet na fatec), com o intuito de divulgar tudo que nele me é ensinado.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

RSS


RSS (Rich Site Summary, RDF Site Summary, Really Simple Syndication. ) é um formato para troca de dados, podendo ser acessado através de programas ou sites agregados. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.
Esta tecnologia permite aos usuários que se inscrevam em sites que fornecem feeds RSS. Sites que utilizam essa tecnologia são principalmente aqueles que atualizam o conteúdo regularmente.Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem e transmitem as atualizações. Esta tecnologia permite que o usuário esteja informado de diversas atualizações, de diversos sites sem precisar aceitá-los.     
se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros dados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.
O ícone mais famoso Ícone feed RSS que representa o RSS foi adotado numa parceria entre a Mozila foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft para o Internet Explorer 7.
O RSS funciona da seguinte maneira:
No arquivo RSS são incluídas informações como título, página, descrição da alteração, data, autor, etc.Sua atualização ocorre dentre alguns minutos. O RSS é um formato padronizado mundialmente, que funciona sob a linguagem XML (Extensible Markup Language), e é usado para compartilhar conteúdo Web. Muito utilizado por portais de notícias o RSS permite que o leitor receba as manchetes rapidamente e que fique sabendo das noticias que lhe interessam . Este arquivo poderá ser lido através de qualquer ferramenta que seja capaz de entender o formato XML do RSS.
O RDF Site Summary,  foi a primeira versão do RSS, criada por Dan Libby da Netscape em março de 1999 para uso no portal "My Netscape". Esta versão ficou conhecida como RSS 0.9. Em julho de 1999, em resposta a comentários e sugestões, LIbby produziu um protótipo chamado RSS 0.91 (com RSS significando Rich Site Summary), simplificando também o formato.
O RSS (Really Simple Syndication) é um descendente do RDF (Resource Description Framework) e segue as definições da W3C para o RDF, que é descendente do XML

Nenhum comentário:

Postar um comentário