A
ISO : International Organization for
Standardization é uma organização
de padronização atuante em mais de 170 países e é separada em três classificações,
Normas técnicas, como a ABT.
Classificações, como por exemplo código de países.
Normas de Procedimento, como por exemplo as de gestão da qualidade, de acordo com a ISO 9000.
A ISO/IEC 20000 é a primeira norma
mundial da ISO (International
Organization for Standardization) que fala sobre gerenciamento de qualidade de
serviços de TI (Tecnologia da Informação). Está descrito
na norma um conjunto de processos de gerenciamento que estão alinhados com os
processos definidos dentro dos livros do ITIL.
A ISO 20000 é um conjunto que define as melhores
práticas de gerenciamento de serviços de TI. O seu desenvolvimento foi baseado
na BS 15000 (British Standard) e tem a
intenção de ser completamente compatível com o ITIL (Information
Technology Infrastructure Library). A sua primeira edição ocorreu em Dezembro
de 2005.
Essa norma pretende definir requisitos para o correto
gerenciamento de uma empresa prestadora de serviços de TI, garantindo serviços
de qualidade. São requisitos da norma definição de políticas, objetivos,
procedimentos e processos de gerenciamento para assegurar a qualidade efetiva
na prestação de serviços de TI.
A ISO/IEC 20000 adota a metodologia conhecida como
Plan-Do-Check-Act – PDCA para os processos de planejamento e implementação de
serviços, que consiste de quatro tarefas básicas.
·
Plan – planejar: estabelece os objetivos e
processos necessários para entrega dos serviços com qualidade.
·
Do – fazer: implementa os processos
estabelecidos no plano.
·
Check – avaliar ou checar: monitora e estabelece
métricas para os processos visando confirmar se eles estão sendo executados com
qualidade.
·
Act – agir: toma ações que visam à melhoria
contínua dos processos e dos resultados gerados por estes.
A ISO 20000 é importante para organizações de
setores industriais em que a qualidade dos serviços de TI é essencial para o
sucesso. Também é importante para organizações que fornecem serviços de TI
melhorando os serviços regulatórios. Ela foi desenvolvida para estar alinhada
com a família ISO 9001 &ISO/IEC 27001.
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